RSS

Ele escolheu o caminho da cruz...

... você está aqui para um julgamento!

Enquanto a palavra ecoava na câmara, o pânico subiu por dentro de Mack como um maremoto e lentamente ele se deixou afundar na cadeira [...]
- Agora entendo! Estou morto, não estou? por isso consigo ver Jesus e Papai, porque estou morto. - Ele se recostou e olhou para a escuridão, sentindo-se nauseado - Não acredito! Não senti nada - olhou para a mulher, que o observava com paciência. - Há quanto tempo estou morto?
- Mackenzie, lamento desapontá-lo, mas você ainda não caiu no sono do seu mundo, e acredito que enga... - De novo Mack a interrompeu:
- Não estou morto? - incrédulo, levantou-se de novo - Quer dizer que tudo isto é real e ainda estou vivo? Mas você disse que eu tinha vindo aqui para ser julgado. [...]
- Você será o juiz.

O nó no estômago retornou quando ele percebeu o que ela dissera. Por fim baixou os olhos para a cadeira que o esperava.
- O quê? Eu? - Fez uma pausa - Não tenho nenhuma capacidade de julgar.
- Ah, não é verdade - foi a resposta rápida, agora tingida por um leve sarcasmo. - Você já se mostrou bastante capaz, mesmo no pouco tempo que passamos juntos. E, além disso, já julgou muitas pessoas durante a vida. Julgou os atos e até mesmo as motivações dos outros, como se soubesse quais eram. Julgou a cor da pele, a linguagem corporal e o odor pessoal. Julgou histórias e relacionamentos. Até julgou o valor da vida de uma pessoa segundo seu conceito de beleza. Em todos os sentidos, você é bastante treinado nesta atividade.

Mack sentiu a vergonha avermelhando seu rosto. [...]
-Então quem devo julgar?
- Deus - ela fez uma pausa - e a raça humana. [...]
- Você só pode estar brincando! - exclamou.
- E por que não? Sem dúvidas há muitas pessoas no seu mundo que você acha que merece julgamento. [...] Que tal os gananciosos que exploram os pobres no mundo? que tal os que promovem guerras? Que tal os homens que agridem mulheres, Mackenzie? Que tal os pais que batem nos filhos sem qualquer motivo além de aplacar seu próprio sofrimento? Eles não merecem julgamento, Mackenzie? [...] E que tal o homem que é um predador de menininhas inocentes? Que tal ele Mackenzie? Esse homem é culpado, ele deve ser julgado?
- Deve! - Gritou Mack. - deve ser mandado para o inferno!
- Ele é culpado da sua perda?
- É!
- E o pai dele, o homem que deformou o filho até que ele se transformasse num terror? E ele?
- É, ele também!
- Até onde devemos voltar, Mackenzie? Esse legado de deformação remonta até Adão. E ele? Mas por que pararmos aqui? E Deus? Deus começou essa coisa toda. Deus deve ser culpado? [...] Sua reclamação não é justa Mackenzie? O fato de Deus ter fracassado com você, ter fracassado com Missy (sua filha)? O fato de, antes da criação, Deus saber que um dia sua Missy seria brutalizada e mesmo assim a ter criado? E depois permitir que aquela alma deturpada arrancasse de seus braços amorosos quando tinha poder para impedir? Deus não deve ser culpado, Mackenzie?
 [...]
- Sim! A culpa é de Deus! - a acusação pairava no ar enquanto o martelo de juiz batia em seu coração.
- Então, se você pode julgar Deus com tanta facilidade, certamente pode julgar o mundo [...]. Você deve escolher dois dos seus cinco filhos para passar a eternidade no novo Céu e na nova Terra de Deus, mas apenas dois. [...] E você deve escolher três para passar a eternidade no inferno.
[...]
Não quero ser juiz - disse ele levantando-se. A mente de Mack disparava. Isso não podia ser real. Como Deus seria capaz de pedir que ele escolhesse entre os próprios filhos? Era absolutamente impossível condenar Katie ou qualquer um dos outros filhos a eternidade no inferno simplesmente porque ela havia pecado contra ele. Mesmo que Katie, Josh, Jon ou Tyler cometesse um crime hediondo, ele não faria isso. Não podia! Para ele isso não tinha a ver com o desempenho dos filhos. Tinha a ver com seu amor por eles.
- Não posso fazer isso - disse baixinho
- Você deve.
[...]
- Não posso! Não posso. Não vou! - gritou ele, e agora as palavras e emoções sairam num jorro. A mulher simplesmente ficou parada, esperando. Por fim ele a encarou, implorando com seus olhos. - Eu não posso ir no lugar deles? Se vocês precisam de alguém para torturar por toda a eternidade, eu vou no lugar deles. Pode ser? Eu poderia fazer isso? - Caiu aos pés dela, chorando e implorando [...]
- Mackenzie, Mackenzie - sussurrou a mulher, e suas palavras vieram como um jato de água fria num dia de calor brutal. Suas mãos tocaram gentilmente o rosto dele enquanto ela o punha de pé. Olhando-a através de lágrimas turvas, ele pôde ver que o sorriso da mulher era radiante - Agora você está falando como Jesus. Você julgou bem, Mackenzie. Estou orgulhosa!
- Mas eu não julguei nada. - Disse Mack, confuso.
- Ah, julgou sim. Você julgou que eles são merecedores de amor, mesmo que isso lhe custe tudo. É assim que Jesus ama. [...] E agora você conheceu o coração do Papai, que ama todos os filhos com perfeição. Por amor, ele escolheu o caminho da Cruz, onde a misericórdia triunfa sobre a justiça por causa do amor.






[Excerto do livro A CABANA, de William P. Young (cap. 11, págs. 144-151)]


Que estas palavras penetrem o teu coração e revele o amor de Deus por você, assim como foi revelado a mim.
Eu apenas quis compartilhar algo que falou profundamente ao meu coração!

Deus te abençoe.
Leandro Pivato


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário