RSS

Faculdade não é para fracos!


"Faculdade não é para os fracos" por Etienny de Brito
Concordo em gênero, número e grau. Ninguém nunca disse que seria fácil. As vezes me incomoda um pouco ouvir alunos o tempo todo reclamando do quão difícil é, do quão chato é... desculpem minha sinceridade, mas se é um peso, se é chato, se você precisa fazer esforço emocional pra suportar a carga que uma faculdade impõe, acredito que você esteja no lugar errado. Por mais difícil que seja (e ninguém nunca disse que seria fácil!), deve ser prazeroso, não pode ser um peso. Se for um peso, sinceramente, acho que o caminho trilhado está equivocado, afinal uma faculdade te prepara pro exercício profissional, o qual supõe-se ser para o resto da vida. E ninguém quer um fardo para a vida. Dizer o quanto é dificil não tornará mais fácil. Reclamar sobre o quanto o fardo é pesado, não o tornará mais leve. Lamentar e viver sob a nuvem do mal-humor só tornará a vida mais amarga. Conselho de um professor que ama o que faz e que é ternamente apaixonado pelos seus alunos: ou vocês começam a ter prazer no que fazem, ou nunca serão realizados na profissão de vocês. Segundo minha aluna Etienny, faculdade não é para os fracos. Não me entendam mal! Eu não estou incentivando ninguém a desistir. Pelo contrário. Eu estou querendo dizer que vocês devem buscar a força que eu sei que vocês tem. Não acredito na fraqueza. Não acho que ninguém seja fraco, incapaz ou limitado. Eu acredito em obstáculos. Acredito em dificuldades. E isso a gente supera.
Contem comigo, desde que com humor e predisposição para aprender, por que eu não suportaria caminhar junto com a amargura e o mal-humor.
Abraços a todos os meus pupilos amados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sonares

letra e música: Danni Distler

Veio como um raio de sol
veio como um som
Como não querendo nada
veio tão despretensioso
Cultivou lugar cativo
no coração
Antes tudo tão errado
tudo escuridão
Calabouço de escravos
tão silencioso
O vazio imensurável 
Vil prisão
Mas uma canção que vem de dentro
Cresce e vai tomando espaço
Alcança o universo o grito redimido
Todos os temores de repente totalmente diluídos
Aquarelas estrelas e sonares
Celebram juntos ante a profunda beleza
A certeza da restauração completamente executada
Nova criatura revelada entre salmos e sândalos que alma colheu
Enfim a paz notável, agradável por saber
que este ser sou eu....

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

impostores

Hoje ao chegar em casa para o almoço, ouvi a TV ligada, exibindo um episódio do desenho "The Simpsons", no qual Lisa Simpson disse uma curiosa frase: "os 'eus' que eles rejeitam me faz chegar cada vez mais perto do 'eu'que quero ser".

A frase foi dita no contexto do desejo da aceitação, por não sentir-se amada, popular ou querida no grupo. Quantas vezes agimos da mesma forma? Vivemos usando máscaras e tentando "nos transformar" naquilo que supostamente agradaria as pessoas, apenas para nos sentirmos aceitos?
A verdade é que autenticidade é o melhor que podemos oferecer a fim de sermos aceitos. Ser verdadeiro, honesto com o próximo e consigo mesmo é fundamental para o estabelecimento de qualquer nível de relação com outra pessoa. Fingir ser aquilo que não se pode ser é desastroso, por que nosso interior nunca tomará o formato das máscaras que utilizamos. Mais cedo ou mais tarde a máscara será desfeita e nosso verdadeiro eu, tal como é, será conhecido de todos. 
Não quero ter a concepção engessada de que não podemos fazer mudanças, no intuito de nos relacionarmos melhor com as pessoas. Isso faz parte do processo de amadurecimento. A medida que cometemos erros, tentamos nos consertar mudando de atitudes. Mas para isso não há necessidade de tentar fingir ser aquilo que não somos, e que sequer chegaremos um dia a ser. 
Diante disso lembrei de um trecho do livro "O impostor que vive em mim" de Brennan Manning, no qual ele cita Simon Tugwell: "E assim, tal como escravos fujões, escapamos de nossa realidade ou produzimos um falso 'eu' que seja admirado pela maioria, relativamente atraente e feliz apenas na superfície. Escondendo aquilo que sabemos ou sentimos ser (que pressupomos ser inaceitável ou indigno de amor) atrás de algum tipo de aparência que, esperamos, seja mais agradável. Escondemo-nos atrás de semblantes bonitos, só para agradar os outros. Com o tempo podemos até esquecer o que estamos escondendo e passar a acreditar que temos, de fato, a mesma aparência das máscaras que usamos".
Esta trecho me choca um pouco! Acreditar nas próprias mentiras seria muito doloroso. Quando fazemos isso, vivemos em mentira e privamos a comunidade de nosso dom de cura. Uma vida dedicada às sombras, é uma vida de pecado. 
Diante de tudo isso, creio que vale a pena refletir nessa breve conclusão que chego, com a ajuda de Brennan Manning, com seus escritos em "O impostor que vive em mim: Reconhecer que costumo viver num mundo irreal, que banalizei meu relacionamento com Deus e que sou conduzido por ambições inúteis é o primeiro passo para desmontar minha fachada.

Deus abençoe!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

o belo...

Cada vez mais me convenço que beleza é uma coisa relativa. O que é bonito pra um, pode ser pavoroso pra outro. Ouço gente chamando de lindas coisas que me causam medo. Estranho isso né? em razão disso, eu tenho ainda mais convicção de que a beleza deve estar na alma, e não no corpo. Beleza de alma não pode ser relativizada. Beleza de alma indica caráter, índole e doçura. Ou a pessoa tem, ou a pessoa não tem. E isso não é relativo como o belo exterior.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

É preciso passar pelo vale das lágrimas

É preciso passar pelo vale das lágrimas.
Quem foi que disse que não se pode chorar? De onde surgiu a frase "Homem não chora!"??
Todos nós passamos por momentos de luto, momentos de perdas, momentos de solidão, momentos de tristeza profunda. E muitas pessoas tentam, sinceras e bem intencionadas, nos consolar dizendo "Não chore". Mas quando estamos passando por este vale, o que queremos é apenas um ombro e ouvir "Estou com você" e não uma assertiva de que não podemos chorar. Se não pudéssemos chorar, não teríamos glândulas lacrimais e as lágrimas não fluiriam naturalmente quando estamos profundamente tristes. Até mesmo Jesus chorou diante da morte de seu amigo Lázaro. As lágrimas fazem parte do processo natural do vale da tristeza, e devemos nos permitir chorar. O fluir das lágrimas mostram o quanto somos frágeis diante da vida, o quanto somos dependentes de um Deus maior e de um Espírito Santo consolador, que não somos capazes de ser felizes e alegres por nós mesmos, e que somos mortais. 
Não contenha as lágrimas. Não queira se mostrar forte. Nenhum de nós é. Nossa força está em Deus. E nossas lágrimas são recolhidas por Ele, que nos dá seu Santo Espírito para nos confortar e consolar. Nunca diga à alguém que sofre para não chorar. Permita ao seu próximo deixar rolar as lágrimas e seja o canal pelo qual o Espírito Santo irá agir consolando esta pessoa.
É permitido chorar. Na certeza de que as lágrimas duram uma noite, e que Deus dará alegria juntamente com o nascer do sol. Nenhuma tristeza é eterna, nenhuma luta é pra sempre, nenhuma dor é perene. O alívio de algum modo virá, a solidão um dia terá fim. E se nos permitirmos chorar, o fardo ficará menor, pois chorar lava a alma. Shakespeare já dizia que "chorar alivia as dores emocionais". Lembre-se: um abraço carinhoso vale mais do que oferecer um lenço.
Deus abençoe.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Viver o hoje...

Muitas vezes passamos por um momento ruim na vida e tendemos a lamuriar-nos por isso e desejar reviver dias passados que tenham sido bons. Lendo o livro de Eclesiastes (Cap 07 vs 10) aprendi a "não dizer que os dias passados foram melhores que os dias de hoje". E incentivo: não viva na nostalgia! Vivemos assim quando olhamos para o tempo de hoje e o desmerecemos em função do passado. Isso é impaciência com a vida, por que o presente ainda não está consumado!
Ed René Kivitz diz: "No dia de sol faça piquenique. No dia de chuva fique em casa pensando. No dia de sol faça piqueninque. No dia de chuva fique olhando as fotos do piquenique. Afinal, vai fazer sol denovo. Então dê tempo ao tempo. Sábio é quem dá tempo e espera a vida girar seu ciclo". 
Acho fantástica a idéia de que o momento ruim não é eterno. Um pouco de paciência é o que precisamos até que as coisas voltem a ficar belas. E se queremos que o futuro seja bom, precisamos viver o tempo presente da melhor forma. O futuro não vem em nossa direção já pronto, de maneira aleatória e sem conexão com o presente. Sabemos que o que fazemos hoje refletirá nas consequências do que virá amanhã. Então vamos viver o presente! 
Vida é terminar um trabalho e se largar na poltrona, cheio de alegria pelo trabalho concluído. Vida é receber o abraço de um amigo, é saber-se amado, ajoelhar-se para orar e levantar mãos limpas em direção aos céus. Não somos espíritos descarnados que não podem celebrar a vida, gastar-se no presente. Não é necessário fugir da realidade material e social para agradar a Deus. As coisas, pessoas e eventos aos quais estamos ligados constroem nossa identidade. São o que somos e somos o que são, e atendem pelo nome de vida. Lembre-se: a melhor maneira de homenagear uma cachoeira é tomar um banho nela.
;)


Beijos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Deus existe?

Dispensa qualquer comentário!
Deus abençoe sua vida!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A teologia que provoca náusea em Deus

A teologia que provoca náusea em Deus, e que está em alta hoje é a teologia da prosperidade! Não tenho nenhuma pretensão de descrevê-la. Meu único propósito é combatê-la. Primeiro por que Deus não procura religiosidade, mas corações voltados à Ele.
A religião é apenas um elemento que "bate e assopra", de acordo com Ed René Kivitz. Em seu livro "O livro mais mal-humorado da Bíblia"ele ressalta que a a religião bate e assopra, e cobra caro por assoprar. A religião se presta a mentir, a iludir, a propor aquilo que Deus não autorizou que fosse proposto. Portanto propor que buscando a Deus se pode conseguir benefícios é uma pregação equivocada.
O evangelho de Jesus prega a satisfação da alma em Deus. Usar Deus para obtenção daquilo que se deseja é perverter a relação, porque na verdade a nossa experiência com Deus deve nos dar satisfação naquilo que possuímos, e não acesso àquilo que desejamos. Quem quer ajeitar a vida com ajuda espiritual deve procurar um caminho diferente do evangelho de Jesus. Feliz é aquele que deseja o que possui!!!


Deus abençoe a todos!
Abraços.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

uma vida mais simples...

ORGÂNICA
letra e música: Danni Distler


Eu queria ter uma vida mais simples
Com menos coisas e mais tempo
Menos cabos, links, teclas, telefones, reuniões, gravatas, ternos
Torres eletromagnéticas, ares condicionados, seres cibernéticos alucinantes
Vidrados em telas de computadores
Eu queria ter uma vida mais simples
Com menos contas e mais casas com famílias mais completas e felizes
Quintais, cachorros, casas de árvores bem coloridas
A vida com mais brisas, mais sorrisos de verdades vindas de corações sinceros
Eu quero uma vida mais orgânica, de pés descalços na grama
De bosques e flores, e cores claras de luz solar
De cheiro de mato molhado, cachoeiras, estradas e terras
E vastos pastos e lagos, campos de árvores frutíferas...
Uma vida mais orgânica, de pés descalços na grama...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Palavras de vida


"[...] Para muita gente, a Bíblia é um livro chato, difícil de entender e ultrapassado. Mas engana-se muito quem pensa assim [...]. A Bíblia não é um livro que nos condena a cada página. Pelo contrário, ela é extremamente honesta em sua visão do ser humano, mostrando suas mazelas, muitas vezes sem fazer julgamentos, e aponta sempre o caminho da vida, do perdão e da graça de Deus. Apesar de a Bíblia ter sido escrita em línguas, culturas e épocas totalmente diferentes da nossa, ela é atual, pois seus princípios se aplicam a qualquer tempo e cultura. Ela revela o amor de Deus por nós e nos ensina a viver uma vida digna, equilibrada e cheia de significado. Acima de tudo ela mostra o caminho que Deus trilhou em busca do ser humano que teima em se afastar dEle, e como Ele foi até as últimas consequências na busca pelo homem, em Cristo Jesus. Ela revela o Deus que nos ama, nos quer, nos aceita e nos perdoa. A Bíblia conta uma história de amor. Não um amor romântico com final feliz, mas o amor obstinado do Deus que ama sem colocar condições. Leia a Bíblia, mas não por obrigação religiosa, leia como quem saboreia seu prato preferido, leia com o coração aberto para que Deus revele seu amor a você a cada dia."


Wanderley de Mattos Junior
Pão Diário.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS